Deus é Fiel

A arte de conviver com pessoas difíceis no trabalho

Independentemente do ramo de atividade que exercemos, em algum momento temos que conviver com pessoas de temperamento complicado. Como proceder diante dessa situação?

Bruna Gasgon, consultora em comunicação e recursos humanos, elaborou uma descontraída conceituação para definir os mais variados tipos existentes e ensina a maneira adequada para neutralizar tamanha inconveniência.
Os indesejáveis podem ser de dois tipos. O primeiro deles é aquela pessoa insuportável que pode inclusive necessitar de ajuda profissional, nesse caso, é indicado fazer uso de terapia. O perfil em questão desconhece seu estado, por isso é aconselhável uma intervenção externa.
Existe também aquela pessoa que isoladamente está insuportável por conta de algum acontecimento desagradável ou saúde debilitada.
Quem nunca teve o seu dia de intransigência?

O primeiro passo é nos conscientizarmos que também somos insuportáveis. “Eu mesma, sou a insuportável número 1”, brincou a consultora. Ela ressalta que o exercício de lidar com pessoas que você não tem nenhuma afinidade inicia com o autoconhecimento. “Pode ter certeza, em algum momento de sua vida você foi ou é insuportável para alguém. Então é preciso refletir sobre as suas atitudes para amenizar o clima de hostilidade que se forma diante desse quadro”. Depois tente compreender a chatice de seu colega, descobrindo o que o leva a agir dessa maneira.

Quando você tem conhecimento de alguma dificuldade que aquela pessoa está passando, o importante é relevar aquele comportamento agressivo. Certamente esse tipo de tolerância não acontece sempre, mas quando é notória que a irritação não está relacionada a sua pessoa, a sua dor de cabeça ou raiva evaporam, acrescenta Bruna. Tente sinalizar que esse comportamento incomoda e consequentemente afasta as pessoas de você, um grande incentivo para melhorar.

Conheça os principais tipos de pessoas difíceis e aprenda a lidar com eles.

Brucutu – é aquela pessoa que sente um imenso prazer de humilhar as outras, principalmente os subordinados. Normalmente ele grita, dá respostas grosseiras e nem percebe o quanto fere aos que estão ao seu redor. Nessa situação especificamente ou você engole o desaforo, ou vira brucutu tambem e nenhuma dessas alternativas é interessante.

Por que ele é assim?
Um brucutu pode ter acordado irritado ou estar possuído pela tendência para ‘matar’ um. Geralmente os subordinados são destratados porque acreditam que possuem poder suficiente para escapar de protestos.

Procedimento adequado...
Quando alguém estiver explodindo com você, deixe que fale tudo o que quer. “Espere acabar a corda”, explica a consultora. Fique parado na mesma posição. “É estranho, mas em todas as pesquisas que fiz, quando alguém se move numa situação dessas, a pessoa que está explodindo fica ainda mais brava”. Finalmente, o brucutu se cala, então diga em um tom de voz baixo e calmo que você é um profissional, que merece ser respeitado e que gostaria muito que esse tipo de constrangimento não acontecesse mais. Pode acreditar, o brucutu se desmonta na hora porque percebe que agiu erroneamente.

Sabe-tudo – é aquele chato que sempre te corta no meio de uma reunião porque ele tem certeza de que sabe muito mais sobre o assunto? É o típico que conta vantagem o tempo inteiro.

Por que ele é assim?
Pessoas que tentam mostrar o tempo todo como são melhores, têm um profundo complexo de inferioridade, são inseguras demais, relaciona Bruna.

Procedimento adequado...
Vire o melhor ouvinte do mundo. Não tente dizer que o seu é melhor ou que você discorda das opiniões dele porque quanto mais você der corda, mais ele vai querer se exibir.

Kid Tocaia – esse é o mais nocivo de todos. Ele é aquela pessoa que faz tudo para minar sua imagem perante os outros principalmente diante dos seus superiores.
É um fofoqueiro que costuma dar umas alfinetadas quando está no meio de uma rodinha e depois tenta se justificar dizendo que estava brincando.

Por que ele é assim?
O Kid Tocaia é patologicamente reconhecido como invejoso.

Procedimento adequado...
É preciso estar atento para que as mentiras espalhadas por esse personagem não manche a sua imagem dentro da empresa que vocês representam. O mais complicado é segurar a vontade de sair no braço com esse tipo, mas não convém revidar. Se estiver explodindo, procure o banheiro mais próximo, dê uns gritos de karatê para aliviar a tensão”, aconselha. Remoer o ódio é perda de tempo porque ninguém é culpado pela inveja alheia. Dedique-se ao lazer como uma forma de recompor as energias.

Frente fria – uma nuvem preta paira apenas sobre a cabeça dele. Na visão dessa pessoa tudo está ruim e acaba contaminando os que estão ao seu redor no local de serviço.

Por que ele é assim?
O frente fria é uma pessoa melancólica que opta olhar apenas o lado negativo das coisas.

Procedimento adequado...
Não tente argumentar ou brincar de “Jogo do contente”. Ele vai inverter tudo que você disser e achar ainda mais ‘provas’ que o mundo vai acabar antes do término do expediente. Nunca mude seus planos por causa de uma opinião do frente fria.

Disque Problema – primo do frente fria, é viciado em reclamar.

Por que ele é assim?
A reclamação para esse tipo de pessoa é um vício, consegue inclusive estragar a melhor intenção.

Procedimento adequado... Chame a pessoa para uma conversa franca, mas sem ataques. Você pode até começar brincando, chamando- a de reclamona. “Na hora o Disque Problema pode fugir da conversa, mas com certeza no dia seguinte irá procurá-lo e tentar reclamar menos”, finaliza a consultora.

Assessoria JAT Instrumentação
(Fonte: Pesquisa Internet)