Deus é Fiel

Organização: a chave para o sucesso

Diariamente corremos contra o tempo para executarmos com êxito as tarefas que nos são cabíveis, no entanto, nem sempre conseguimos fazê-lo por completo. A organização é palavra chave para atingirmos essa meta aparentemente ‘inatingível’.

Segue abaixo uma lista de dicas que podemos adotar em nosso cotidiano para alcançarmos o êxito tão almejado em nosso trabalho.

Anote aí: 01. Ordem na mesa
Quantas pessoas não se perdem em meio à desorganização de sua mesa atulhada de papéis e documentos nem sempre importantes ou necessários? Quando esse fato ocorre com freqüência é provável que a reestruturação em seus métodos de trabalho seja indispensável. A desorganização pode ser considerada um caminho curto para a ineficiência profissional e um atalho seguro para o desperdício de tempo. Evite a bagunça generalizada, mantenha sua mesa de trabalho sempre em ordem. Não coloque nenhum papel de lado se puder despachá-lo imediatamente. Livre-se de objetos e papéis inúteis. Se necessário, organize pastas devidamente identificadas por assunto. Afinal, se não for capaz de organizar sua própria mesa, como pretenderá manter adequada a organização da empresa como um todo?

02. Uma coisa por vez
Querer fazer várias coisas ao mesmo tempo é correr o risco de realizar mal feito. Prefira a concentração, focando e executando um trabalho por vez, do início ao fim. Aprenda a estabelecer um cronograma de prioridades, conforme o grau de necessidade. A melhor maneira de executar as tarefas com um grau de eficiência elevado é concentrar esforços e dedicar atenção exclusiva a cada uma delas. Invista na solução dos problemas com total concentração, analisando profundamente cada possibilidade, levando sempre em conta causas e efeitos de cada caso. Lembre-se que a precipitação não é a melhor conselheira.


03. Anote e note o resultado
O hábito saudável de trabalhar com agenda produz resultado formidável. Experimente anotar tudo o que você precisa fazer ou cobrar de quem você escalou para executar. Colocar no papel todas as suas tarefas e compromissos é uma forma de você administrar seu tempo com eficiência. Use canetas coloridas para ressaltar as suas pendências, assim você será capaz de otimizar seu tempo disponível.

04. Livre-se do lixo
Se você é o tipo de pessoa que costuma guardar indefinidamente tudo o que lhe vem às mãos, talvez seja o momento oportuno para fazer a tão esperada ‘faxina’, tanto em sua mesa como na sua metodologia de trabalho. Não se atemorize de descartar os famosos ‘entulhos’ que servem apenas para ocupar espaço e atrapalhar sua produtividade. Monte um arquivo em pastas coloridas, devidamente catalogadas por assuntos e datas para guardar documentos importantes.

05. Imediatamente Uma das maiores causas de improdutividade nas empresas é a tendência natural de adiar tarefas e ações. Esse costume está presente em todas as empresas, gerando perda de tempo e de dinheiro. Toda atividade adiada (quando poderia ser realizada imediatamente), acaba provocando acúmulo de trabalho, problemas, desorganização e improdutividade. Alerta! É importante agir rápido, mas não com pressa. Atitudes impensadas ou precipitadas são tão prejudiciais quanto os adiamentos. O melhor a fazer é adotar um procedimento disciplinado, fazendo as coisas no momento adequado e oportuno. Programe seu dia-a-dia e adquira o hábito de estabelecer e cumprir prazos.

06. Resolvendo pepinos
As tarefas complicadas merecem atenção redobrada. Muitas vezes elas deixam de ser resolvidas em função do seu grau de complexidade, quando, na verdade deveriam ser solucionadas antes daquelas mais fáceis. O primeiro passo para resolver pepinos é reunir o maior número de informações possíveis e confiáveis. Pesquise a fundo todos os fatos e circunstâncias. Assim você terá embasamento para uma tomada de decisão acertada. Às vezes é preciso dividir as tarefas complexas em tarefas menores para facilitar a sua resolução.

07. O ideal é o possível
A melhor maneira de não fazer as coisas é querer a perfeição. Há pessoas que nunca realizam nada por desejarem apenas o ideal. Nunca estão contentes com o possível, por isso acabam ficando só na intenção. O ideal é o possível, o desejável é o que pode ser realizado. Procure realizar as coisas que estão ao seu alcance sem perder de vista um grande sonho.

08. Desconfie da memória
A quantidade de informações que atualmente freqüentam o nosso dia-a-dia, é algo impossível de medir. Estamos em contato com tudo e com todos, seja através da televisão, do telefone ou da Internet. Essa avalanche de informações, muita vezes, impede-nos de guardar na memória dados importantes para o nosso desempenho profissional. A solução é anotar. Escrever significa preservar a exatidão das informações. Manter as coisas anotadas, devidamente datadas e explicadas, reduz o risco de dúvidas, conflitos e prejuízos no futuro. Procure adquirir o hábito de tomar nota das coisas importantes para o seu cotidiano. Novamente aqui, sugere-se a adoção de uma agenda, pois folhas avulsas, em geral, acabam perdendo-se e, com elas, as informações anotadas.

09. Escreva Claramente
claramente Quando escrevemos algo, seja uma carta comercial ou um memorando, devemos tomar alguns cuidados para que a mensagem seja bem compreendida. Em primeiro lugar, é preciso ser claro. Escrever com clareza é a melhor garantia para um bom entendimento. Em segundo lugar, ser breve. Um texto curto e objetivo corre pouco risco de ir para a gaveta ou para o lixo sem ser lido. Evite parágrafos longos. Não economize pontos. Frases muito longas, cheias de vírgulas, tornam o texto cansativo e de difícil compreensão. Use uma linguagem simples e direta. Sem rodeios. Tenha sempre ao alcance um dicionário para não cometer erros de português. Palavras vagas, que não acrescentam nada ao objetivo do texto, não devem ser escritas. E tanto possível, evite palavras em inglês.

10.Falar bem é fácil
Muitas pessoas sentem dificuldades de falar porque não têm idéia de como é fácil, simples prazeroso expressar-se em público ou em pequenas reuniões. Antes de tudo, faça um roteiro dos assuntos a serem tratados. Mas atenção: não escreva tudo o que vai ser dito, pois dessa forma você poderá acabar fazendo uma leitura, e isso é muito ruim. Anote apenas os tópicos, deixando os detalhes para falar de improviso, no momento da explanação. Assim a sua fala será mais espontânea, natural e autêntica. Procure adquirir tranqüilidade quando estiver falando. Sinta-se a vontade, e fale devagar, pronunciando as palavras por inteiro, sem “comer” nenhuma sílaba. Um bom exercício para uma pronúncia correta é treinar a fala com um lápis atravessado na boca, entre língua e os dentes superiores. Não use palavras vulgares que possam representar algum desrespeito aos presentes. Outro vício que deve ser evitado é o excesso de gestos. È preferível falar mais e gesticular menos. Procure conduzir a palestra ou reunião com bom humor, mas evite o excesso de piadas.

11. Boas Idéias Valem Ouro
“As mentes são como os pára-quedas: só funcionam se estiverem abertas” (Ruth Noller). Mais do que nunca, é preciso botar a cabeça pra funcionar às vezes até mais do que os próprios braços. Boas idéias valem ouro e habitam as cabeças de todos nós. O que precisamos, é exercitar a criatividade. Todos os dias. Botar pra fora a nossa capacidade de criação. Encontrar novas soluções para novos e antigos problemas. Descobrir alternativas mais eficientes para as dificuldades e desafios do nosso dia-a-dia. Leia bastante e estimule a leitura entre seus funcionários. Observe experiências bem sucedidas em outras empresas. Desenvolva a curiosidade, buscando descobrir o porquê das coisas, suas causas e efeitos. Tenha o hábito de fazer perguntas. Troque idéias com pessoas mais experientes. Amplie seu círculo de amizades. Participe mais e mais das atividades sociais em sua comunidade. Seja sempre otimista. Sonhe alto. E nunca menospreze uma idéia qualquer, pois você poderá estar jogando fora uma grande oportunidade.

12. Da teoria à ação
Mais vale uma idéia razoável colocada em prática, do que uma grande idéia mofando na sua gaveta. Criar, imaginar situações, projetar ações e fixar metas, tudo isso é muito bom. Mas melhor ainda, é fazer. Colocar em prática. Muitas pessoas têm ótimas idéias, mas falta-lhe iniciativa. É preciso partir para a ação. Se você acredita no seu projeto, não tenha medo de agir. Mergulhe de cabeça e tenha fé que as coisas vão acontecer. Se você se entregar de corpo e alma no projeto que acredita, a tendência é de sucesso absoluto. Tudo o que é feito com gosto, dá certo. O que é feito com amor, dá mais certo ainda. Apóie-se no que há de mais forte em você. Esqueça eventuais deficiências (que todos temos) e concentre-se no que você sabe fazer mais do que ninguém. Aí está o segredo do seu sucesso. Não queira fazer tudo de uma vez só. Comece dando os primeiros passos. No caminho, você terá tempo de acertar o que não está funcionando a contento. O risco faz parte. Por isso, corra riscos, pois só assim você arriscará uma grande recompensa. Mantenha distância de quem, não tendo o que fazer, vive colocando defeitos nas coisas de quem faz. Tenha personalidade e idéias próprias, sabendo distinguir palpites furados de opiniões coerentes. Fuja da acomodação. Afaste-se do imobilismo. Seja sempre insatisfeito. Procure melhorar o que já está bom assim, alcançará a felicidade.

13. Valorize seu lazer
Vivemos num mundo cada vez mais complicado. Tenso e atribulado. Um mundo de muitos afazeres e poucos lazeres. No meio dessa rotina, você precisa encontrar um tempo para seu descanso. O físico e a mente precisam de oportunidades para refazer a energia consumida no dia-a-dia. Pessoas agitadas, tensas e nervosas, jamais serão capazes de produzir com eficiência. Seja em casa, na escola ou no trabalho, precisamos aprender a dar um tempo a nós mesmos. È bastante comum, atualmente, as pessoas venderem suas férias. Mal sabem o crime que estão cometendo com elas próprias. Precisamos relaxar, descansar, espairecer. Afinal, temos apenas uma única vida e ela merece ser vivida em toda a sua intensidade. Trabalhando, sim. Mas também desfrutando os prazeres que ela nos proporciona, com toda certeza!

14. Persistir, uma virtude
O imediatismo é irmão gêmeo do fracasso. Uma caminhada interrompida ao primeiro obstáculo demonstra, tão somente, que o andarilho jamais chegará a lugar algum, pois é fraco, medíocre e covarde. A persistência é uma virtude de poucos, mas poucos são os que alcançam o sucesso. E vencem porque acreditam e vão em frente, corrigindo rumos, refazendo estratégias, consertando erros e não desistindo jamais. Tudo na vida, para ser bem sucedido, precisa de um tempo. Nada cai do céu. Tudo é fruto do trabalho, da fé, da dedicação e da persistência. Parar no meio do caminho é pior do que nunca começar. Desistir de um objetivo é desperdiçar energia, jogar fora a esperança, desacreditar do sonho, perder a confiança em você mesmo. Nunca perca de vista o seu sonho. Jamais abandone seus ideais. Enfrente as dificuldades com coragem, ousadia e perseverança. Quem se deixa abater diante de qualquer obstáculo é porque nunca experimentou o sabor da vitória especialmente aquelas mais sofridas.

15. Saiba mais
A dinâmica do mundo atual é tão frenética, que a ninguém é dado o direito de se achar sabedor de todas as coisas. Quem pensa dominar por completo determinado assunto se surpreende no dia seguinte, com alguém ainda mais conhecedor da matéria. Essa é a vida moderna, onde ninguém está acima de ninguém. Temos a necessidade de buscarmos continuamente o aperfeiçoamento de nossos conhecimentos e habilidades. Livros, cursos, palestras e treinamentos são absolutamente indispensáveis para quem almeja o sucesso profissional. É cada vez mais atual aquele velho ditado: “Quanto mais eu sei, mas sei que nada sei”. Há um mundo de novidades girando em nossa volta. Nossos concorrentes estão cada vez mais arrojados, eficientes e criativos. E nós, o que estamos fazendo para enfrentar essa realidade? É preciso descruzar os braços, ir à luta e encarar o desafio. Supere as dificuldades e use a cabeça, estabelecendo um diferencial em relação aos demais.

16. Tente outra vez
Não tenha medo de errar. Um erro nada mais é do que uma nova oportunidade para se acertar. Errou, tente novamente. Corrija as falhas. Refaça os cálculos. Revise os métodos e busque o certo com mais eficiência. O mundo em que vivemos não admite mais pessoas excessivamente passivas, que ficam esperando as coisas acontecerem. A felicidade precisa ser conquistada, dia após dia, por quem tem a coragem de arriscar. Tenha o hábito de não se furtar a participar de tudo o que acontece em sua volta. Seja para dar uma opinião, prestar um esclarecimento, ou tomar uma decisão. Quem prefere ficar sempre alheio a tudo e a todos, não assume responsabilidades, jamais será reconhecido ou valorizado. Desça do muro e comece a escalar os degraus do sucesso.

17. Faça tudo com paixão
O desânimo, a preguiça, a indiferença e a apatia são alicerces ideais para a construção de uma triste obra: o palácio dos fracassados. Uma obra vitoriosa, bela e agradável, só pode ser erguida com garra e entusiasmo. Não podemos apenas gostar do que fazemos, precisamos ser apaixonados. Fazer tudo com fé, otimismo e amor. Só assim seremos capazes de triunfar nesse mundo cada vez mais competitivo em que vivemos. Cuidado para não se deixar contaminar pelo pessimismo dos derrotistas. Prefira a companhia de pessoas que irradiam entusiasmo, confiança, sinceridade e alegria. E tenha total segurança que, se você fizer tudo com paixão, vencerá todos os obstáculos e será bem sucedido.

18. Saber ouvir
Há situações e ocasiões em que precisamos dançar conforme a música. Num mercado cada vez mais competitivo e exigente, é o cliente quem dá o tom. Precisamos fazer de tudo para atender as expectativas e necessidades de quem compra nossos serviços ou produtos. Ouvir o que o cliente tem a dizer. Atentar para as criticas e sugestões. Isso vale também para o relacionamento com funcionário, amigos e familiares. Saber dar ouvidos aos outros é sinal de sabedoria demonstra que você não se considera único dono da verdade, mas que também reconhece as opiniões e as crenças dos demais. Não bastasse isso, falando demais corre-se o risco de dizer coisas que não correspondam com a verdade.

19. Arrume as malas
Esteja preparado e disposto às mudanças. O mundo é uma bola e está em permanente mutação. Os conceitos mudam, a realidade hoje não é a mesma de ontem e o amanhã será ainda mais diferente. Tenha consciência disso e eduque seu comportamento com base na necessidade de se adaptar às mudanças da vida. Quem insiste em não aceitar o novo, o moderno e o atual, prende-se nas coisas do passado e lá permanece. Não evolui, não progride e quase sempre vive criticando e invejando o sucesso de quem faz as coisas acontecerem de forma inovadora. Buscar novas fontes de informações é uma boa dica para quem não quer ficar parado na estação, enquanto o bonde da historia avança sobre os trilhos do progresso.

20. Seja companheiro (a)
Nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha. Praticar o companheirismo só ajuda-nos a ter sucesso na vida. Procure ser aquele companheiro verdadeiro que incentiva, ampara, encoraja, ajuda e orienta. Um parceiro sempre presente, indicando a melhor direção a ser seguida, tanto na época da prosperidade como nos momentos mais difíceis. Quase sempre, um empurrãozinho ajuda muito. Um incentivo aqui, uma ajuda ali e o medo desaparece, dando lugar à confiança e à iniciativa. Procure treinar para transmitir sempre otimismo, segurança e coragem a quem almeja o sucesso. Comemore o sucesso conquistado porque toda vitória merece ser valorizada. A vibração valoriza a conquista, realça o mérito e encoraja o vencedor a enfrentar novas batalhas.

Assessoria de Comunicação da JAT Instrumentação
(Fonte: Pesquisa Internet)