Deus é Fiel

O combustível corporativo

Quanto vale uma Ferrari em sua garagem, sem que por algum motivo você possa colocar combustível? Vale muito pouco, pois você não pode utilizá-la! A resposta parece óbvia, mas fazendo uma analogia com o automóvel, o desperdício de colaboradores com potencial inexplorado, em seu local de trabalho, é semelhante, ou seja, não tem como ser aproveitado.

Não basta contratar uma equipe e fornecer as melhores ferramentas de trabalho sem capacitação e motivação, vale muito pouco, pois caso não saibam o que fazer com esses recursos e não forem incentivados, é o mesmo que não possuir combustível para se locomover.

Receita para o sucesso profissional...
A motivação aliada à capacitação são ingredientes indispensáveis para o bom aproveitamento da mão-de-obra profissional. O papel dos líderes é fomentar a motivação e o desenvolvimento no local de trabalho, caso contrário, assistirão o crescimento abusivo da concorrência sem que sua equipe saia do lugar por estar com o tanque vazio. Muitos líderes se equivocam na busca do entusiasmo e determinação nos membros de sua equipe e quando não são bem-sucedidos, procuram amenizar a frustração com críticas ferrenhas a toda equipe. Assim esquecem que a principal ferramenta a ser utilizada no ambiente corporativo é a motivação seguida pelo desenvolvimento. Alguns diretores e gerentes, para conservar seus empregos, gastam todo o seu tempo, tentando manter seus subordinados interessados no que fazem, quando, se motivassem e desenvolvessem a equipe, teriam muito mais reconhecimento e a probabilidade de falta de resultados seria quase remota. Os líderes têm que considerar que o estímulo e desempenho, assim como a motivação, são ferramentas que não podem faltar e devem ser usadas como parte de suas atividades.

Marca registrada...
Muitas vezes, o simples fato do líder estar presente, visível e disponível para uma interação com seus colaboradores, já os encoraja a dar o seu melhor no que fazem. Isto pode parecer inexpressivo no ambiente de trabalho, mas pode se tornar o grande diferencial de um líder que, por vezes, torna-se neutro e omisso na empresa que representa. Diretores e gerentes precisam entender que seus papéis nas operações diárias de sua empresa têm um impacto dramático com seus colaboradores. Muitos líderes são melhores sucedidos somente por motivar a sua equipe do que em função das suas demais atividades dentro da empresa.

Perfil de um líder nato...
O verdadeiro líder age como o capitão de um navio, e para isso, ele deve manter-se sempre visível, operante e ter uma relação de confiança, procurando relacionar-se de forma amistosa com seu grupo, conhecendo, assim, as suas principais necessidades e fazendo-se presente para descobrir e solucionar as necessidades dos clientes, juntamente com seus colaboradores.

Chefes que se escondem em suas salas o dia todo, sem se fazer presente e visto por seus subordinados, são tidos como ineficazes perante a sua equipe, mesmo que eles sejam ótimos operacionalmente. Para se criar uma liderança presente e visível é preciso fazer reuniões informais com freqüência, saber ouvir e perceber as necessidades físicas e mentais dos seus colaboradores, além de trocar e-mails informais, tudo com simplicidade e honestidade, pois desta forma o líder transmitirá segurança e confiança para sua equipe, sem perder a autoridade.

Papel do líder...
Estar sempre por perto e manter um bom relacionamento com a sua equipe é muito importante, mas é somente parte do trabalho que leva à motivação. É preciso dar espaço aos colaboradores para que exponham suas idéias perante a empresa, pois desta forma eles se sentirão inspirados, respeitados, valorizados, e principalmente, motivados e compromissados com a empresa e com o líder e com seus colegas e se empenharão para conquistar seus objetivos. Assim, o líder e os liderados trabalharão formando um único time, com um objetivo comum, onde a opinião de todos é muito importante para se chegar ao mesmo fim em um projeto, sem usar do poder da hierarquia. Sendo assim, fica claro que a motivação é uma qualidade inerente, ou ele tem ou não tem. Se existir a motivação no ambiente de trabalho, o time irá sentir-se realizado, em um ambiente de trabalho favorável a novos desafios, onde todos são motivados e empenhados em cumprir o caminho que lhes é trilhado, pois uma pessoa sem motivação é na maioria das vezes improdutiva.

Assessoria de Comunicação da JAT Instrumentação
(Fonte: Pesquisa na Internet)