Passos para exercer uma liderança eficaz
1. Seja objetivo.
Um aspecto marcante ao desenvolver a liderança é definir claramente
as metas a serem atingidas e acreditar que elas serão alcançadas com êxito.
Por objetividade, entende-se também a atitude direcionada do chefe, sem perda de tempo,
devaneio ou insegurança, tanto no relacionamento interpessoal quanto na execução das tarefas.
2. Saiba compreender os outros.
Uma característica do líder eficiente é a capacidade de colocar-se no lugar do outro,
ou seja, usar a empatia como uma forte aliada para administrar as diferenças com bom-senso.
É preciso saber o ponto-de-vista de terceiros e respeitá-lo, preservando a sensibilidade em
aceitar as pessoas como elas são. A flexibilidade é indispensável nesse caso.
3. O líder versátil possui alta flexibilidade de estilo ao comandar as pessoas.
Analise o perfil de cada um e adote o estilo de liderança mais conveniente
4. Tenha uma boa comunicação.
O líder não é uma pessoa introvertida. Ao contrário, ele é comunicativo, sabe dialogar,
trocar idéias e pedir sugestões ao seu pessoal acerca das tarefas que os afetam. Outro aspecto
que caracteriza a boa comunicação é saber ouvir porque ao prestar atenção no que está sendo dito,
surpreende-se com a quantidade de informações úteis exposta.
5. Use a autoridade de forma correta.
O uso da autoridade é uma prerrogativa exclusiva da chefia, pois liderança e autoridade
são as duas faces de uma mesma moeda.Liderar consiste em adquirir capacidade e discernimento
para exercer o comando e essa habilidade vai muito além daquilo que muitos chefes sabem fazer.
Representa inclusive credibilidade para mandar e ser obedecido.
6. Tenha maturidade de comportamento.
Muitos chefes têm comportamento imaturo, com freqüentes mudanças de humor, mudanças de ideias e de objetivos.
Com essas atitudes, eles colocam em polvorosa seus subordinados, que desconhecem o que lhes espera a cada novo dia.
É uma maneira ágil de minar a confiança e cultivar a desmotivação
7. Mantenha todos bem informados.
Cuidado com os boatos. Eles só surgem quando há pouca ou nenhuma informação e só causam desapontamentos,
mágoas, insegurança e raiva. Tome providências para interromper os boatos; melhor ainda: não deixe nem mesmo
que comecem. Deixe claras as coisas desde o início e certifique-se de que seus subordinados saibam que podem encontrar
em você a verdade.
8. Conheça bem o seu pessoal.
Você só poderá saber da capacidade de sua equipe conhecendo as pessoas que a compõem, isto é,
suas habilidades, talentos, aspirações profissionais, deficiências etc. Isto é básico para quem aspira
ter uma equipe motivada e atuante.
9. Seja um exemplo para os outros.
Como chefe você está sempre na vitrine e querendo ou não está exposto aos olhares das pessoas;
por isso mesmo, é muito mais observado do que observa. Quer você esteja ciente disso ou não,
geralmente seus subordinados procuram em você um padrão de comportamento, uma referência. Suas atitudes,
decisões, postura e a maneira pela qual se conduz, influenciam mais a eles do que qualquer instrução que possa
dar ou qualquer disciplina imposta.
10. Mantenha-se atualizado.
Mantenha-se a par dos eventos de seu campo de atuação. Participe de treinamentos, seminários,
congressos, palestras e eventos similares que o atualizem com as novas técnicas de gerenciamento.
Converse com pessoas que têm experiência nas áreas em que você não possui familiaridade.